Gestão da Sala de Aula – Docência no Ensino Superior

Desenvolve características acadêmicas e profissionais do professor do ensino superior. Estabelece um sistema de desenvolvimento profissional contínuo para o professor. Melhora a estrutura das aulas, especialmente, no que se refere aos recursos didáticos, recursos bibliográficos e tecnológicos. Saiba mais.
 

Gestão da Sala de Aula – Docência na Educação Infantil (2 a 5 anos)

Instrumentaliza profissionais para a gestão e docência na Educação Infantil, promovendo reflexões acerca da aprendizagem, do desenvolvimento, bem como do planejamento de ações didático-pedagógicas, fundamentando-se em concepções teóricas vigentes. Saiba mais.
 

Alfabetização: Leitura e Ensino da Língua Materna

Forma especialistas em alfabetização, promovendo reflexões acerca da alfabetização e do letramento, fundamentando-se na psicogênese da língua escrita e em práticas alfabetizadoras discursivas. Saiba mais.
 

Coordenação Pedagógica

Coordena diferentes saberes promovendo a articulação entre as áreas do conhecimento do currículo; gerenciar o processo de construção e partilhamento dos diferentes conhecimentos e saberes da equipe; gerenciar a preparação e a execução da proposta pedagógica e do plano curricular; incentivar, apoiar e monitorar a reflexão sobre a sala de aula, a prática pedagógica e a avaliação do ensino e da aprendizagem. Saiba mais.

 

** Valor da mensalidade dos cursos de Pós-Graduação: R$ 400,00 (18 parcelas)

 

Etapas de Ingresso - 2018

1. Preenchimento de Ficha de Inscrição no site e envio do currículo.

2. Pagamento de taxa de R$100,00 (enviaremos boleto por e-mail quando confirmarmos a inscrição). Este valor será descontado da primeira parcela do curso.

3. Participação de entrevista com a Coordenação.

4. Realização de matrícula.


Etapas do Processo de Seleção

 

1. Análise de currículo (nome, idade, formação acadêmica (ensino médio, graduação, pós-graduação), experiência profissional e relação de cursos de formação continuada). Anexado na Ficha de Inscrição.


2. Entrevista (conversa realizada mediante agendamento)

Serão considerados os seguintes critérios de seleção:
. Experiência profissional (currículo)
. Posicionamento sobre temas relevantes de educação
 

Os cursos de extensão estarão sob responsabilidade do Centro de Formação Continuada. O Centro de Formação Continuada oferecerá programas de formação profissional desenvolvidos em parceria com instituições, de ensino superior ou de educação básica.

Os programas de formação terão carga horária e conteúdos especialmente distribuídos para equilibrar teoria e prática, preparando os professores e profissionais da educação para as para as demandas do mercado de trabalho.

Farão parte do Centro de Formação Continuada:

  • Professores e profissionais da educação com ampla experiência;
  • Cursos In Company, desenvolvidos de acordo com as necessidades do cliente;
  • Serviços de orientação profissional desenvolvidos pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico.

A formação dos professores e dos profissionais, que lidam com a informação e com o conhecimento e que se veem diante do redirecionamento do papel da educação e da escola, necessita de cursos de graduação, enquanto etapa inicial de formação e, de uma flexibilização que impulsione a educação continuada numa perspectiva de uma aprendizagem permanente.

Para dar conta desse desafio, são colocadas algumas exigências para o papel desempenhado pelos educadores. Estas exigências precisam estar contempladas desde o início de sua formação para que possam mediar o ensino e a aprendizagem dos alunos, lidando com a diversidade e a singularidade entre eles e elaborando projetos para desenvolver conteúdos curriculares significativos e contextualizados.

É preciso que sejamos um centro formador, disseminador, sistematizador e produtor do conhecimento, promovendo a formação desses profissionais, prevendo o desenvolvimento de competências fundamentais para sua atuação. Tal formação precisa “estimulá-los a aprender o tempo todo, a pesquisar, a investir na própria formação e a usar sua inteligência, criatividade, sensibilidade e capacidade de interagir com outras pessoas” (Diretrizes para Formação de Professores).

Se queremos uma escola comprometida com o aprendizado do aluno é preciso que a formação, inicial e continuada, se paute em alguns princípios norteadores, como: o novo conceito de escola (detentora de uma relação dinâmica), a competência (enquanto mobilização de conhecimentos para a implementação de uma ação), a coerência entre essa formação e a prática (considerando a simetria invertida, a aprendizagem, os conteúdos e a avaliação) e, por fim, a investigação (enquanto atitude sistematizadora das teorias expressa na compreensão dos processos de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos, assim como a autonomia para interpretar a realidade e os conhecimentos que se propõe a ensinar).

O perfil do profissional da educação precisa ser o do MESTRE, que, além, de ser um “eterno aprendiz”, ensina seus alunos que a vida é um constante aprender, dando ênfase ao ensino-aprendizagem dos métodos de pensar das ciências físico-matemáticas, biológicas e sociais, a fim de estimulá-los a uma vida de instrução significativa e de estudos.

Nossas ações precisarão garantir o contínuo desenvolvimento de competências referentes ao comprometimento com os valores inspiradores da sociedade democrática, à compreensão do papel social da escola, ao domínio dos conteúdos a serem socializados, ao domínio do conhecimento pedagógico, ao conhecimento de processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica, ao gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional.

Estas competências serão desenvolvidas por um currículo que, mesmo atendendo à flexibilização, está articulado aos conhecimentos da educação básica, aos diferentes âmbitos do conhecimento profissional do educador, à seleção dos conteúdos às áreas de ensino da educação básica e à orientação ao trabalho em relação ao seu processo de aprendizagem e qualificação.

Provas e Resultados

- Aprovados no Processo Seletivo de 17 de março. Clique aqui!

- Aprovados no Processo Seletivo de 20 de março. Clique aqui!

- Aprovados no Processo Seletivo de 21 de março. Clique aqui!

 

CLIQUE AQUI E ACESSE.