WlaSan. Um novo conceito.

A flor Dente-de-leão possui o significado de liberdade, otimismo, esperança e luz espiritual. Em determinada fase, quando esta flor é soprada, se espalha com facilidade. Assim como o conhecimento, suas sementes são levadas pelo vento, se espalham e, no período certo, florescem novamente. Assim como o conhecimento, esta flor também pode ser utilizada como alimento. Suas folhas tenras têm forte valor nutritivo. Assim como o conhecimento, após 2 a 3 anos suas raízes maduras podem ser transformadas em uma bebida que beneficia a saúde, aumenta a vitalidade e melhora a concentração mental. E é por toda nossa paixão por ensinar que traduzimos essa essência nos conceitos da nossa marca.

O conhecimento que transforma aqueles que transformam.

A INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL WLASAN, criada em 23 de janeiro de 2012, como associação de direito privado, sem fins econômicos, sem cunho político ou partidário é mantenedora da FACULDADE PROF. WLADEMIR DOS SANTOS.

A história da FACULDADE PROF. WLADEMIR DOS SANTOS tem suas origens em 1924, como Escola de Comércio, com a missão de oferecer ensino profissionalizante para os jovens sorocabanos por intermédio dos cursos Comercial Básico e Propedêutico. Em 1947 passou a denominar-se Organização Sorocabana de Ensino (OSE). Com a evolução natural e o crescimento da demanda surgiram os cursos Ginasiais (Comercial e Secundário), Colegiais (Científico e Clássico), Técnico de Contabilidade, Química Industrial e Formação de Professores – Normal.

Na década de 70, com a participação direta do Prof. Arthur Fonseca Filho, é implantado o sistema de matrícula por disciplina no ensino de 2º Grau e nos cursos profissionalizantes (técnicos), experiência essa que ganhou projeção nacional.

Como consequência da evolução do ensino e da inovação pedagógica, no início de 1981 começou a funcionar o Centro de Educação Infantil (CEI) da OSE (pré-escola e os anos iniciais do ensino fundamental). Aqui foi consolidada a experiência da formação de professores vinculada às atividades do CEI. Sentindo a necessidade de expandir, em 1989 é construída uma nova unidade – OSE Uirapuru –, em área nobre e em franco desenvolvimento, oferecendo pré-escola, ensino fundamental, ensino médio e magistério. Firmou-se a prática de vincular as alunas do Magistério às atividades de auxiliar de classe das professoras do Colégio. Toda essa concepção pedagógica foi idealizada pelos professores Arthur Fonseca Filho e Wlademir dos Santos, diretores pedagógicos. Esses vinte anos de trabalho rendeu ao colégio o respeito e a tradição de educação de excelente qualidade.

Toda essa trajetória educacional conferiu a segurança necessária para ingressar no Ensino Superior com a implantação do Centro de Educação Tecnológica Uirapuru e do Instituto Superior de Educação Uirapuru, em 2002. Até meados de 2007, sob a direção do Prof. Arthur Fonseca Filho, o Instituto Superior de Educação Uirapuru graduou mais de 500 professores e ofereceu formação continuada aos professores das redes municipais de Sorocaba, Votorantim, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz e da rede estadual. Após esse período a instituição passou a ser mantida pelo Grupo IBMEC.

O Colégio Uirapuru completou, em 2012, vinte e três anos e destaca-se pela qualidade de suas ações, estando à frente dos resultados do ENEM desde sua primeira edição.

Embora não tenha sido projetado especificamente para medir a qualidade de uma escola, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tornou-se o melhor parâmetro para que a sociedade avalie a preparação de jovens para fazer frente às demandas contemporâneas. O ENEM avaliou, até 2008, as habilidades e competências cognitivas, e a partir de 2009 incorporou também o domínio de certo conjunto de conteúdos.

Desde que os resultados começaram a ser divulgados, em 2004, o Uirapuru esteve sempre em uma posição de excelência.

Esses resultados expressam a coerência interna do trabalho docente e desperta o desejo de expansão e de retomada das atividades de formação docente com a criação da FACULDADE PROF. WLADEMIR DOS SANTOS, que terá como parceiro direto o Colégio Uirapuru que funcionará como colégio de aplicação.

A FACULDADE PROF. WLADEMIR DOS SANTOS – rege-se pela Legislação do Ensino Superior, pelo Regimento Geral, no que couber, e pelo Estatuto da Mantenedora. Tem por finalidades:

  1. Participar do desenvolvimento da qualificação docente do Município e da região de Sorocaba, por meio de programas de ensino, pesquisa e extensão, que promovam a interação com os diferentes segmentos da comunidade e respondam às necessidades locais e regionais;
  2. Ministrar o ensino em diferentes campos do conhecimento e em diferentes modalidades, que visem a formação docente;
  3. Formar professores, aptos para a inserção no campo educacional e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua;
  4. Estimular o intercâmbio e a integração entre os diversos campos do saber e no desenvolvimento das atividades acadêmicas;
  5. Estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;
  6. Promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios da criação cultural e da pesquisa geradas na instituição;
  7. Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento e a melhoria da performance docente e dos profissionais da educação;
  8. Promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;
  9. Suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração;
  10. Assegurar o pluralismo de ideias, garantida a liberdade de ensino, pesquisa e extensão e vedada qualquer subordinação ou discriminação de ordem político partidária, ideológica, social, econômica, étnica, de gênero, filosófica ou religiosa.

Ensinar para a compreensão do mundo, para a inserção no mundo do trabalho e para a intervenção solidária na sociedade.

Para isso, se propõe a fornecer ensino e formação profissional de qualidade, tem como foco prioritário e permanente o ensino, alimentado pela visão interdisciplinar; por práticas docentes inovadoras e diferenciadas; pela centralização no estudante e não no professor e pela uniformidade de projeto pedagógico dos cursos.

A missão é baseada no tripé composto das dimensões ensino, pesquisa e extensão. Delas dependem a qualidade dos serviços que prestamos, igualmente enfatizando-os numa relação com a realidade socioeconômica em que a instituição é um participante ativo.

Utilizamos toda nossa experiência para oferecer formação específica em Pedagogia.

Prof. Arthur Fonseca Filho (Diretor)

Profa. Dra. Maura Maria Morais de Oliveira Bolfer (Coordenadora Geral/Coordenadora de Curso)

Profa. Ms. Carolina Fernandez Achutti (Professora - Curso de Pedagogia)

Profa. Esp. Claudia Arruda Mortara (Professora – Curso de Pedagogia)

Profa. Ms. Gabriela Aprigia Monteferrante Deliberali (Professora – Curso de Pedagogia)

Profa. Esp. Gabriela Fernanda de Araújo Camargo Plens (Professora - Curso de Pedagogia)

Profa. Ms. Isabel Cristina Dias de Moraes Cardoso (Professora - Curso de Pedagogia)

Profa. Esp. Luana Silva Araújo (Professora - Curso de Pedagogia)

Profa. Ms. Maria Carolina Ferron (Professora - Curso de Pedagogia)

Profa. Ms. Thais Peluzo Soares (Professora – Curso de Pedagogia)

 

Clique aqui e acesse.

- Clique aqui e acesse o Relatório de Avaliação Institucional 2021.

- Clique aqui e acesse o Relatório de Avaliação Institucional 2020.

- Clique aqui e acesse o Relatório de Avaliação Institucional 2019.

- Clique aqui e acesse o Relatório de Avaliação Institucional 2018.

- Clique aqui e acesse o Relatório de Avaliação Institucional 2017.

- Clique aqui  e acesse o Relatório de Avaliação Institucional 2016.

 

CLIQUE AQUI E ACESSE

CONSULTE AQUI

Usamos cookies para coletar informações sobre como você interage com nosso site, permitindo melhorar e personalizar sua experiência de navegação e realizar análises e métricas sobre nossos visitantes. Para obter mais informações, leia nossa Política de privacidade. Ao clicar em Eu concordo, você aceita a utilização desses cookies.

Configurar ou Rejeitar Aceitar todos