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As Atividades Complementares são aqui denominadas Atividades Acadêmico-Científico-Culturais são obrigatórias e visam a ampliação da formação do profissional. O desenvolvimento dessas atividades abre espaço no currículo para uma formação livre, voltada para o enriquecimento, o aprofundamento e a ampliação de estudos de questões sociais, culturais, éticas e estéticas, integrando a profissão a diferentes áreas de conhecimentos específicos.
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O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) é componente curricular obrigatório e deve ser desenvolvido, nos últimos dois semestres do Curso, em uma das áreas de pesquisa definidas pelo Colegiado de Curso e articulado à “residência docente”.
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HORÁRIOS - 2º SEMESTRE
Módulo: Conhecimentos Específico Metodologias de Ensino e Aprendizagem e Gestão. Clique aqui e acesse.
Módulo: Integração de Estudos. Clique aqui e acesse.
CALENDÁRIO DE PROVAS (N2)
Conhecimentos Específico Metodologias de Ensino e Aprendizagem e Gestão - Clique aqui e acesse.
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O Programa de monitoria, é um estágio acadêmico que propiciará aos estudantes do curso de Pedagogia o aprimoramento da prática docente através do acompanhamento de aulas e oferecimento de monitorias de apoio aos estudantes cursistas.
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Clique aqui e acesse o edital do Programa de Iniciação à Docência Científica (PIDC).
Clique aqui e acesse o Resultado do Processo Seletivo (PIDC).
Inscrições de 10 de outubro à 20 de janeiro.
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PROVAS AGENDADAS.
Para mais informações entre em contato pelo e-mail: coordenacao.geral@wlasan.edu.br ou pelo WhatsApp: (15) 2102-6601 ou (15) 2102-6608.
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Portaria de Autorização de Curso. Clique aqui e acesse.
Portaria de Credenciamento. Clique aqui e acesse.
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Exige-se uma concepção mais ampla da prática, cujo foco da reflexão está na significação e ressignificação dos conteúdos dessa prática, tanto na escola de formação, como nas escolas campo de estágio, aqui chamadas de “colégio de aplicação”.
Aliada à esta prática de sala de aula, temos a prática contextualizada (narrativas orais e escritas de professores, produções dos alunos, situações simuladas, estudos de caso, uso de tecnologias da informação e das comunicações). Estas práticas devem constituir-se em conteúdos a serem trabalhados pela equipe de formadores e não mais apenas por um único professor “supervisor de estágio”.
Esta concepção decorre do desempenho individual associado ao trabalho coletivo, prevendo situações didáticas nas quais os professores façam uso dos conhecimentos que aprenderam e, concomitantemente, mobilizem outros.
Dentro deste princípio metodológico temos a ação-reflexão-ação que pretende apontar a resolução de situações-problema como uma das estratégias didáticas privilegiadas, fazendo com que os conteúdos sejam contextualizados.
O estágio curricular, de caráter obrigatório, deve promover aos alunos experiência de exercício profissional, de modo a ampliar e fortalecer atitudes éticas, conhecimentos e competências:
Acreditamos na implementação de um projeto de estágio planejado, executado e avaliado em total parceria entre a FACULDADE PROF. WLADEMIR DOS SANTOS e os colégios de aplicação.
Dentro do espaço de supervisão será promovida a articulação dos diferentes conteúdos da formação numa perspectiva transdisciplinar da atuação do professor, contemplando a complexidade e a singularidade da prática diante dos recursos teóricos, tecnológicos e experienciais existentes. Porém, não podemos deixar de valorizar os conteúdos próprios da supervisão: “os procedimentos de observação e reflexão para compreender e atuar em situações contextualizadas, tais como o registro de observações realizadas e a resolução de situações-problema características do cotidiano profissional” (Proposta de Diretrizes para a Formação Inicial de Professores-MEC).
Os alunos devem realizar o que chamamos de “residência docente”. A residência docente consiste em atividade supervisionada, tutelada e remunerada que instrumentaliza e qualifica o aprendiz de professor para o mercado de trabalho.
O programa de residência docente inclui atividades de assistência e colaboração em aulas e tarefas didáticas, de participação em cursos, oficinas e grupos de estudo e de vivência em diferentes setores do colégio de aplicação. Ao término do período, os alunos-residentes deverão elaborar o trabalho de conclusão de curso.
Os docentes do colégio de aplicação que atuarem nas funções de Professor Supervisor e Coordenador de Área serão responsáveis pelo planejamento das atividades, acompanhamento e supervisão dos alunos-residentes, colaboração na realização de cursos, oficinas e/ou palestras e avaliação do desempenho dos alunos-residentes e de seus trabalhos. A participação dos docentes, atendendo aos critérios estipulados no programa, dará direito a uma declaração referente às atividades exercidas.
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