A partir da aprovação e implantação da BNCC, o projeto de vida ganha atenção especial na escola, tornando-se uma necessidade, não só para cumprir um dispositivo legal, mas por priorizar o protagonismo dos estudantes, apoiando seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Valéria Arantes*, nos diz que, quando pensamos em projeto de vida, é fundamental termos em mente a seguinte pergunta: “Que sentido eu quero dar para a minha vida? Em uma linguagem mais simples: como eu quero viver?" Essa pergunta remete a uma perspectiva para além da simples definição de metas, planos futuros, mas envolve e "inclui escolhas, valores, princípios, ações, metas, objetivos mais a curto prazo para se alcançar um projeto que é muito maior”. Se partimos dessa perspectiva para trabalharmos com nossos alunos, também precisamos pensar em como o nosso projeto de vida pode potencializar nossa identidade docente.
Nossa proposta é percorrer o caminho do autoconhecimento, articulado à compreensão do contexto, contribuindo para a consciência do processo da construção da identidade docente, permitindo ao professor perceber suas potencialidades, fragilidades e, consequentemente, fazer escolhas pedagógicas mais assertivas.
Acreditamos que construir um projeto de vida potencializa a constituição da identidade docente, permitindo ao professor a realização de um trabalho qualificado, que tem como premissa a excelência, o engajamento e a ética. Por isso estruturamos uma proposta voltada para os professores e equipe pedagógica: Projeto de vida: potencializando a identidade docente.
Vamos trabalhar em duas dimensões: a pessoal e a profissional e, ao longo dos quatro encontros, de duas horas cada um, desenvolveremos as seguintes competências:
1 - Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital.
2 - Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, entendendo as relações do mundo do trabalho, do exercício da cidadania e do seu projeto de vida.
3 - Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física, mental e emocional.
4 - Agir, pessoal e coletivamente, com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação.
Definimos como expectativas de aprendizagem:
- Planejar seu desenvolvimento pessoal e sua formação continuada, utilizando dos sistemas de apoio ao trabalho docente
- Investir no aprendizado constante, atento à sua saúde física, mental e emocional, bem como à ampliação de sua cultura geral e seus conhecimentos específicos.
- Reconhecer suas necessidades de aperfeiçoamento, traçando planos para melhoria de desempenho profissional.
- Mobilizar-se para ampliar e aprimorar seus conhecimentos, suas práticas profissionais e seu repertório cultural.
- Analisar criticamente a realidade da escola onde atua à luz das políticas educacionais e teorias de aprendizagem.
- Identificar características pessoais e profissionais para melhor estruturar seu desenvolvimento pessoal e profissional.
- Reconhecer as características pessoais e profissionais que constituem a identidade docente.
- Pensar sobre os sentidos e os significados do fazer docente, considerando os conhecimentos, as habilidades e as atitudes do(a) professor(a) como caminho para a construção da identidade docente.
- Autoconhecer-se para estruturar o desenvolvimento pessoal e profissional, possibilitando a construção consciente da identidade docente e do projeto de vida.
- Mobilizar-se para ampliar e aprimorar seus conhecimentos, suas práticas profissionais e seu repertório cultural.
*Instituto iungo | Valéria Arantes - Projetos de Vida Disponível em: bit.ly/videoaula-pv. Acesso em: 11 mai. 2020.
Usamos cookies para coletar informações sobre como você interage com nosso site, permitindo melhorar e personalizar sua experiência de navegação e realizar análises e métricas sobre nossos visitantes. Para obter mais informações, leia nossa Política de privacidade. Ao clicar em Eu concordo, você aceita a utilização desses cookies.