O Curso de Licenciatura em Pedagogia tem como missão a formação de professores, aptos a atuar na educação básica, principalmente na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, de profissionais da educação, conforme disposto nos artigos 63 e 64 da Lei 9394/1996, com competência e ética profissional.
Formar professor para atuar na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como nas atividades de gestão, orientação e supervisão escolar, com formação profissional que atenda às necessidades do mercado e que tenha conhecimentos, competências e habilidades de sua profissão.
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Ingressantes até 2021. Clique aqui e acesse.
Ingressantes a partir de 2023. Clique aqui e acesse.
O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) é componente curricular obrigatório e deve ser desenvolvido, nos últimos dois semestres do Curso, em uma das áreas de pesquisa definidas pelo Colegiado de Curso e articulado à “residência docente”.
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As Atividades Complementares são aqui denominadas Atividades Acadêmico-Científico-Culturais são obrigatórias e visam a ampliação da formação do profissional. O desenvolvimento dessas atividades abre espaço no currículo para uma formação livre, voltada para o enriquecimento, o aprofundamento e a ampliação de estudos de questões sociais, culturais, éticas e estéticas, integrando a profissão a diferentes áreas de conhecimentos específicos.
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Aprovados no Processo Seletivo 2023
Clique aqui e acesse o Processo Seletivo - 18/10/22
Clique aqui e acesse o Processo Seletivo - 25/10/22
Clique aqui e acesse o Processo Seletivo - 08/11/22
Clique aqui e acesse o Processo Seletivo - 10/11/22
Clique aqui e acesse o Processo Seletivo - 22/11/22
Clique aqui e acesse o Processo Seletivo - 16/12/22
Clique aqui e acesse o Processo Seletivo - 24/01/2023
Clique aqui e acesse o Processo Seletivo - 01/02/2023
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Clique aqui e acesse o Processo Seletivo - 28/02/2023
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CALENDÁRIO ACADÊMICO
Clique aqui e acesse o calendário acadêmico do 1º semestre de 2023.
HORÁRIOS - 1º SEMESTRE
Módulo: Gestão Escolar. Clique aqui e acesse
Módulo: Integração de Estudos. Clique aqui e acesse
Módulo: Conhecimentos, Práticas e Engajamento Profissional. Clique aqui e acesse.
CALENDÁRIO DE PROVAS (N2 e N3)
Módulo: Conhecimentos, Práticas e Engajamento Profissional. Clique aqui e acesse.
Módulo: Gestão Escolar. Clique aqui e acesse.
Processo Seletivo 2023 - Presencial / EAD
Inscrições até dia 20/01/23.
Provas agendadas
Para mais informações entre em contato pelo e-mail: coordenacao.geral@wlasan.edu.
Edital de Processo Seletivo 2023. Clique aqui e acesse
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Exige-se uma concepção mais ampla da prática, cujo foco da reflexão está na significação e ressignificação dos conteúdos dessa prática, tanto na escola de formação, como nas escolas campo de estágio, aqui chamadas de “colégio de aplicação”.
Aliada à esta prática de sala de aula, temos a prática contextualizada (narrativas orais e escritas de professores, produções dos alunos, situações simuladas, estudos de caso, uso de tecnologias da informação e das comunicações). Estas práticas devem constituir-se em conteúdos a serem trabalhados pela equipe de formadores e não mais apenas por um único professor “supervisor de estágio”.
Esta concepção decorre do desempenho individual associado ao trabalho coletivo, prevendo situações didáticas nas quais os professores façam uso dos conhecimentos que aprenderam e, concomitantemente, mobilizem outros.
Dentro deste princípio metodológico temos a ação-reflexão-ação que pretende apontar a resolução de situações-problema como uma das estratégias didáticas privilegiadas, fazendo com que os conteúdos sejam contextualizados.
O estágio curricular, de caráter obrigatório, deve promover aos alunos experiência de exercício profissional, de modo a ampliar e fortalecer atitudes éticas, conhecimentos e competências:
Acreditamos na implementação de um projeto de estágio planejado, executado e avaliado em total parceria entre a FACULDADE PROF. WLADEMIR DOS SANTOS e os colégios de aplicação.
Dentro do espaço de supervisão será promovida a articulação dos diferentes conteúdos da formação numa perspectiva transdisciplinar da atuação do professor, contemplando a complexidade e a singularidade da prática diante dos recursos teóricos, tecnológicos e experienciais existentes. Porém, não podemos deixar de valorizar os conteúdos próprios da supervisão: “os procedimentos de observação e reflexão para compreender e atuar em situações contextualizadas, tais como o registro de observações realizadas e a resolução de situações-problema características do cotidiano profissional” (Proposta de Diretrizes para a Formação Inicial de Professores-MEC).
Os alunos devem realizar o que chamamos de “residência docente”. A residência docente consiste em atividade supervisionada, tutelada e remunerada que instrumentaliza e qualifica o aprendiz de professor para o mercado de trabalho.
O programa de residência docente inclui atividades de assistência e colaboração em aulas e tarefas didáticas, de participação em cursos, oficinas e grupos de estudo e de vivência em diferentes setores do colégio de aplicação. Ao término do período, os alunos-residentes deverão elaborar o trabalho de conclusão de curso.
Os docentes do colégio de aplicação que atuarem nas funções de Professor Supervisor e Coordenador de Área serão responsáveis pelo planejamento das atividades, acompanhamento e supervisão dos alunos-residentes, colaboração na realização de cursos, oficinas e/ou palestras e avaliação do desempenho dos alunos-residentes e de seus trabalhos. A participação dos docentes, atendendo aos critérios estipulados no programa, dará direito a uma declaração referente às atividades exercidas.
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Edital de Seleção de Monitor de Disciplina. Clique aqui e acesse.
Manual do Programa de Monitoria. Clique aqui e acesse.
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Portaria de Credenciamento EAD - Clique aqui e acesse
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Tabela de valores 2023 - Clique aqui e acesse.
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Clique aqui e acesse o Resultado do Processo Seletivo (PIDIC).
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